terça-feira, agosto 04, 2009

yoga para não yoguis


Para quem (ainda) não pratica yoga, algumas utilidades públicas:

A yoga é uma prática que gira em torno de duas coisas: equilíbrio e respeito.

Quem a pratica está sempre em busca de equilibrar a sua mente, suas ansiedades, seu bem-estar, seus desejos, seu corpo e cada pequena parte dele a fim de equilibrar e tranquilizar você mesmo.
Não é nada de outro mundo, nem viagem de mais... É simples: sua ansiedade ou estresse, por exemplo, pode acabar trazendo efeitos para o seu corpo que você nem se dá conta. Daí você fica não só com a cabeça doente, mas o corpo também. Por isso você deve equilibrar-se.

O respeito buscado nas práticas de yoga é, pra mim, a coisa mais bacana que podemos aprender. Pois, o respeito é por si mesmo.
Primeiro que você não ultrapassa seus limites; não dá para estragar joelhos e ombros com pesos excessivos porque o peso é o seu corpo.
Segundo porque você não precisa competir com ninguém! A sala de aula já ajuda: não existem espelhos o que significa que você não consegue ficar se criticando o tempo todo nem se comparando com os outros. Ah! Aliás, tente olhar para o lado ou se distraia ... e você cai! É batata!

Enfim... se você estiver em busca de um exercício físico que ainda por cima trabalha a cabeça: seja um yogui! Bom, não precisa de tanto. Você pode apenas praticá-la, como eu!

Se você se empolgou e deseja experimentar uma aula de yoga leia o *detalhe!

*Detalhe importante: a primeira aula de yoga é sempre muuito difícil e surpreendente.
A minha foi assim: cheguei na sala que estava com uma luz baixa, os tapetinhos (que será o seu material de trabalho pelas próximas 1h40) estirados de forma uniforme, com uma musiquinha relaxante, professora zen e pensei: vai ser moleza!

Quando chegaram os outros alunos, tive certeza que aquela aula seria tranquila; pessoas de todas as idades, com todos os biotipos... estou bem (pensei comigo mesma).

A aula começou e logo tivemos que entrar no "cachorro olhando para baixo"... Ahhn?
Gentem! Essa é aquela posição que os bebês adoram fazer e a fazem com a maior facilidade.

Bom, facilidade para eles! Estava quase morrendo naqueles segundos que pareciam horas e a professora ainda pedia para relaxar...

Caí na real, e vi que não seria fácil. Dái pra frente, as posições só iam ficando mais difíceis e até eu que não transpiro muito, estava suando em bicas...

No final, aqueles de muito mais idade ou menos atléticos do que eu ainda ficaram de cabeça pra baixo se apoiando apenas no topo da cabeça, e braços (a invertida).

Ah! Tah...
Então yoga não é tão fácil assim.

Mas, com o passar das aulas você vai se acostumando com o ritmo, as posições e enfim você relaxa! E a partir daí passa a buscar o equilíbrio (não só nas posições) e o respeito por si mesmo.

Com quase dois anos de prática, não me considero uma yogui. Porque não nasci com toda a flexibilidade do mundo nem faço as posições com perfeição, mas estou em busca de me sentir bem.

E por isso, acho que todos deveriam experimentar em algum momento da vida.
A foto:
Foi escolhida porque...
traz um pouco da sensação da yoga...
Não é minha, naturalmente.
Mas é do meu fotógrafo favorito.

5 comentários:

  1. queria ver aqui um post sobre sua nota no jornal!

    pode ser?

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto! ainda não descobri minha paixão (nem interesse pela yoga). mas acho que é porque ainda sou muito agitada e ando cheia de coisas pra fazer. aí, quando encontro um tempinho livre, prefiro correr (ou qlq coisa que me faça suar mt). haha.
    mas,
    como eu ainda quero ser como você, qnd crescer, ainda vamos frequentar as aulas juntas. só não vamos ser tão boas quanto a yogui mamuska. haha

    ah! e concordo com o tal " marco mendez" acima. gostaria de ver um post sobre sua fama. haha

    beijos, yogui/blogger!

    ResponderExcluir
  3. Fui para te acompanhar.
    Acabei envolvida.
    Hoje pratico por prazer.
    Busco o equilibrio da alma.
    Encontro a paz interior.
    E um dia serei a Yogui que a lulis imagina...

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e o blog! Muito legal!
    Fiquei com muita vontade de fazer, só faltou uma coisa: Uma dica de lugares legais para se praticar!

    Onde tem? =)

    ResponderExcluir
  5. Juliana,
    Que bom que você gostou!
    Conheço dois lugares bem legais para prática da yoga:
    Atma Centro de Yoga > QI 11 Lago Sul
    Nu-Wa Spa > Ícone Parque, Setor de Clubes Sul

    Os dois tem ótimos professores e salas de aula.
    Mas, o Atma tem mais opções de horários.
    Beijo!

    ResponderExcluir