quinta-feira, agosto 27, 2009

pretinho básico


O pretinho pode até ser básico, mas quem o veste não é.

Audrey Hepburn é o ícone da elegância sem esforço.
Do pretinho básico, que ela tornou tão chique, aos gestos sutis.
A graça de todos os papéis que interpretou na sua carreira ultrapassam as telas de cinema; ela também foi bela, elegante e doce na vida real.

E para mim ela resume tudo o que uma mulher deveria buscar em sua vida: finesse.
Finesse é uma palavra francesa que vai além da tradução pura (fineza) da palavra, já que também exprime sutileza, delicadeza e refinamento.
E o melhor é que tudo isso se aprende!

Então, se temos que começar por algum lugar, poderíamos buscar a delicadeza nos gestos e nas reações, o refinamento (sem que isso signifique impinar o nariz) e o pretinho básico... por quê não?

O pretinho básico não se resume apenas ao vestinho preto, pode até ser a calça jeans e camisa branca. A idéia é se vestir bem levando em conta: conforto, bom gosto e adequação à idade, biotipo etc, sem que para isso o corpo esteja coberto de marcas.

Um bom exercício é fazer uma pequena mala para uma pequena viagem de final de semana: tem que ter tudo que possa quebrar o galho para o dia, para a noite, para o frio e para o calor.
Esse exercício tem sido o meu! E confesso que não é fácil, tem que caber tudo na mala que vai no bagageiro do avião (afinal, temos que ser práticas até para sair do aeroporto - evitando a demora da esteira das malas e até o possível extravio!).

Outro exercício legal, que na verdade foi o meu ponto de partida para esse post, é o desafio de usar um pretinho báscio durante 365 dias! The Uniform Project é o projeto de uma indiana que mora em NY, chamada Sheena Matheiken e o seu objetivo é mostrar que é possível utilizar um pretinho básico e sempre fazê-lo parecer diferente.

No fundo a idéia é mostrar que dá para ser menos consumista e se virar com o que a gente tem no guarda roupa. No caso da Sheena, ela tem usado 7 vestidos pretos desde maio (na verdade são dois modelos) que mudam completamente dependendo do acessório que ela utiliza.
Para conferir a idéia e os looks, entre no site: http://www.theuniformproject.com/


Se o seu caso não é tão radical, encontre um exercício que encaixe com o seu perfil.
Não custa nada tentar adotar uma vida mais "pretinho básico".
E, quem sabe, não estar menos distante da inigualável Audrey...

3 comentários:

  1. ahhh! que graçinha de texto, Eli Hepburn.
    você sabe, para mim ele foi a sua descrição. você é o meu ideal de simples e chic (ou melhor, de finesse, como vc explicou).
    seus textos estão cada vez mais lindos. amei o de hoje.
    posso até não conseguir usar só roupinhas básicas, mas juro que sempre tento. e quando olho você saindo pra trabalhar, fico ainda mais incentivada.

    :)

    beijo Elisa Hepburn de Oliveira...

    ResponderExcluir
  2. Luisa,
    O que dizer de um comentário tipicamente luisa?
    Fofo e exageradamente exagerado(!!)
    Apesar de termos que considerar a "lente de coruja" através da qual você enxerga os que ama, eu adorei!!
    Se você tivesse que fazer um site igual ao da indiana, ganharia dela em utilizações de acessórios com as mais diversas formas, sempre inn!!
    Um beijão..

    ResponderExcluir
  3. gosteiii muuuito do projeto. achei que ela ficaria usando preto todos os dias (o que eu não aguentaria, apesar de tratar-se de preto), mas descobri que os vestidos são apenas um componente de cada look. achei legal descobrir que usando o pretinho básico de todos os dias, ela consegue (ainda assim!) estar de amarelo, vermelho, pois e outras coisas! adorei MESMO! beijos (:

    ResponderExcluir