domingo, agosto 02, 2009

à deriva


se ainda não sabe o que fazer neste domingo,
não hesite em ir ao cinema
e assita "à deriva"

O filme, dirigido por Heitor Dhalia, é capaz de nos encantar por diversas razões...
e não faltam motivos para continuar sentado na poltrona, ouvindo aquela música para se dar conta do grande trabalho feito por trás das câmeras.

Sinopse rápida: Na década de 70, uma menina de 14 anos passa o verão na casa de praia da sua família e descobre que o pai tem uma amante.

A começar pela locação (búzios), com praias cinematográficas com direito a rochas, areia branquinha e água transparente, o filme estampa a beleza natural e sem-vergonha de forma sutil mas que deixa qualquer um boquiaberto.
(uma bela promoção das nossas prais.. que não existem iguais em lugar algum)

Impulsionada pela beleza in natura, a fotografia do filme é maravilhosa.
E dá aquela vontade de atravessar a tela do cinema para entrar nas cenas. Mas, como isso só acontece nas próprias telas de cinema, o bom mesmo é se apegar à realidade, do filme.

O filme retrata, com muita fidelidade, a realidade de uma família daquela época. A peculiaridade dos costumes, a intimidade e o carinho dos pais com os filhos e a própria casa de praia - simples e despretenciosa - são elementos importantíssimos para criar a poesia (real, e não bonitinha) das descobertas de uma adolescente.

Vale a pena apreciar o trabalho do Vincent Cassel, em português (!!!), esbanjando intimidade com o lugar e com as outras atrizes: fantástico. A Débora Bloch está maravilhosa no papel. E a mais impressionante é a Laura Neiva, que até então não era atriz e foi encontrada através do orkut (opa! o orkut também tem os seus pontos fortes). O diretor escolheu ela a dedo e desde quando a viu pela primeira vez tinha certeza que se encaixava com a personagem que havia criado.

O figurino está impecável, sob responsabilidade de Alexandre Herchcovitch. Todas as peças dos atores principais foram garimpadas em brechós, algumas peças foram empresatadas pelo próprio estilista e outras (para os figurantes) foram produzidas. E como tudo volta, dá vontade de lançar uma nova onda retrô para usar aquelas roupas de novo!

Enfim...
Não perca o seu domingo à deriva da prequiça.
E vá ao cinema prestigiar um dos melhores filmes brasileiros já produzidos.

O filme é despretencioso.
Apenas retrata uma menina, suas descobertas e uma época.
Muito bom!

4 comentários:

  1. eba. o filme de ontem! Lindo mesmo.
    por sinal .. as praias, os óculos do francês (vermelho)e todo o figurino, demais.
    adorei a dica e a companhia!

    ResponderExcluir
  2. Hoje (04/08) que o seu blog ficou ainda mais famoso (fiuuu fiuuu), merecíamos um post novo, né? quero só ver como vai ser a visita assídua agora. ai, minha irmã vai virar famosa. YUHUUU! haha. adorei ler seu nome no jornal :)

    ResponderExcluir
  3. Ja estava com saudades.
    Irei hj mesmo ao cine!!hhah
    Bjoca

    ResponderExcluir
  4. Depois da descricao tao delicada, fiquei louca para assistir! Um abraco,
    Nicole

    ResponderExcluir