terça-feira, agosto 11, 2009

quimera




"Ouvi dizer que nossas quimeras tem muito a ver com nós mesmos"
(trecho do livro Pessoas como nós, de Margarida Rebelo Pinto)

Estava lendo o delicioso e despretencioso livro da escritora portuguesa e me deparei, não com o "lindo casaquinho verxmelho", mas com uma palavra que não é muito utilizada no nosso vocabulário, português abrasileirado.

Quimera...
Hein?
Foi assim, a minha descoberta do sinônimo de sonho e fantasia.
Gostei da palavra, gostei da frase do livro e estou adorando as teorias da personagem da tal história.

Ler um livro português cujas palavras e expressões "purtuguesas" permanecem "purtuguesas" é assim: você faz descobertas engraçadíssimas sobre a lingua portuguesa do lado de lá do oceano e descobre que muitas palavras que nós não usamos corriqueiramente, existem no nosso dicionário.
Aliás, ainda sou adepta ao uso do dicionário. Adoro utilizá-lo, nem que seja pela internet.
Mas, o bom mesmo é procurar palavras com dicionário na mão!
(Tenho um em casa, no trabalho e no computador, o que não significa que falo e escrevo corretamente. A gente tenta...)

Então, voltando ao mundo luso...
Concordo com a personagem, que fala da ligação da quimera com o que somos e fazemos.
No livro, ela fala de um sonho (sonhado, com a cabeça no travesseiro) quando ainda era menina, que acabou acontecendo no futuro, não literalmente, porque os sonhos são meio loucos por natureza, mas...

Mas, acredito que os sonhos e quimeras, no sentido do desejo, acontecem.
Depende de nós e, claro, das escolhas que fazemos se continuamos enxergando aquele sonho no final. E vale a pena acreditar nisso, afinal de contas, somos movidos por sonhos e pelo que esperamos ser no futuro.

Dos sonhos sonhados não tenho muito a dizer. Não entendo nada da interpretação deles e esta deve ser uma tarefa bem difícil...

Digo isso porque sonho muito com a cabeça no travesseiro. Mas os meus sonhos quase nunca me revelam nada... aliás, só me confundem (nunca sei se era realidade ou sonho) e bagunçam a minha cabeça. Uma maravilha!

Prefiro os sonhos que podemos construir.
(e pode até ser junto com alguém...)

A foto:
Poderia colocar uma foto de Portugal, em homenagem ao livro luso.

Mas...
A foto retrata como poderia ser um sonho.
Em preto e branco, na Place des Vosges, com a melhor companhia do mundo.

8 comentários:

  1. E eu poderia dizer que uma quimera é muito melhor que um "lindo casaquinho verXmelho"?
    Elisita, A-D-O-R-E-I!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. marco mendez:
    só poderia ser a sua quimera se fosse em preto e branco. amo te

    quel;
    você não pode dizer que quimera é melhor que o casaquinho verXmelho porque essa cena é impagável!! foi homenagem!
    adorei você por aqui.

    ResponderExcluir
  3. ahh! eu fiquei doida para ler o livro da nossa escritora portuguesinha preferida (descoberta por você!). e eu também fiquei doida para continuar compartilhando minhas quimeras com vocês. hoje, por exemplo, compartilhei aquele sonho maluco de um filhote de hipopótamo de presente. haha (até que os sonhos noturnos nos fazem ter mais quimeras da vida real, né?).
    adorei. :)

    ResponderExcluir
  4. amiga, de fato eu tinha colocado a sua página no favoritos, mas acho que salvou como o post de julho. então tinha mais de dez dias que eu entrava e o post era o mesmo. HAHAHAH. se não fosse EU, eu não acreditaria!!!!!

    estou de volta, então :)

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Elisa e´mt gostoso relembrar palavras ,cenas e expreções deste livro...mas contadas por vc fica mt mais interessante !
    Quem ainda não conhece esta autora esta perdendo o sabor de nossa lingua materna.
    Mamy

    ResponderExcluir
  6. Gentem...
    Adoro vocês!
    Adoro os comentários que deixam!

    ps- se quiser ler o livro entre na fila.

    ResponderExcluir
  7. adorei o post, vou procurar o livro!
    Pena que o meu sono é pesado demais para quimeras, eu sonho acordada mesmo hahaha
    Mas gente, a musica da sandy&junior, quatro estacões, falava em quimera, ngm lembra? hahaha Bom eu me lembro, logo não me foi uma palavra tão estranha assim. Diria até que soa mais bonito do que fantasia, não? enfim ... elisinha adorei o blog, fofo demais :*

    ResponderExcluir