segunda-feira, julho 27, 2009

o barato da arte


O barato da arte é que ela está ao alcançe de quem a procura.

Falo da arte em geral, espalhada por todos os cantos cujo unico objetivo é expressar-se.
Talvez por isso, a arte tenha tamanha amplitude de gostos e opiniões.
E quanto a isso a gente não discute.

Então, quem procura acha ...
E se você está procurando em brasília: ache-a no ccbb.
As exposições da hora são: Cité du Design e Amor e Solidariedade, ambas imperdíveis.

Cité du Design
Na galeria principal estão expostos objetos de design de artistas franceses que tiveram certa expressão nas bienais de design que acontecem todos os anos em Saint Étienne.

Saint Étienne é uma cidade francesa com menos de 200 mil habitantes, que fica há 60 km de Lyon. Dentro da pequena cidade, onde antes existia uma fábrica de armas, fica a Cité du Design com universidade e um enorme pavilhão para comportar as bienais.

O mais bacana é a interação da Cité du Design com a população; tudo que é criado e desenvolvido na universade é repassado para a vida real, sempre dentro do objetivo de uma arte inteligente e sustentável.

As obras expostas no ccbb são super interessantes e para melhor entendê-las é preciso ler a explicação nas paredes da galeria ou, melhor ainda, ouvir de uma das guias à disposição dos curiosos. Minhas peças favoritas foram: um abajur chamado de "vovó marmelada" e uma cadeira feita de sleeping bag! Dá até pra copiar... Em uma versão caseira!

Amor e Soliedariedade
Essa é a exposição de Abelardo da Hora, escultor brasileiro que já passou da casa dos 80 anos. Detalhe: existem obras de 1996, ou seja, ele ainda estava na ativa mesmo na casa dos 70!

As esculturas, espalhadas pelo jardim, são maravilhosas e lembram um pouco as mulheres de Botero. Dentro da galeria de vidro (também no jardim do ccbb) estão expostas outras esculturas e gravuras do artista, porém com um ar mais pesado e triste pois, retratam o sertão nordestino.

Mesmo que você tenha um pouco de preguiça de programas culturais, não deixe de passar no ccbb para tomar um café (as comidinhas são super gostosas), apreciar a vista e ver (de perto) o quanto a arte pode ser convidativa.


Onde ir
ccbb - brasília

Centro Cultural Banco do Brasil
SCES, Trecho 2 (em frente ao clube do golf)

Um comentário: