domingo, dezembro 06, 2009

tom e vinicius


Foi difícil acumular coragem ao longo do dia para falar de Tom e Vinicius.
Afinal de contas, falar de Tom ou Vinicius, Tom e Vinicius, é de uma responsabilidade sem tamanho.

E depois de muito procurar por palavras, mesmo que singelas, sobre o que eles significam para a Bossa Nova, para a nossa música popular brasileira, para o mundo, ou para mim, descobri que seria uma missão impossível.

Felizmente, encontrei uma brecha. Uma licença quase poética para falar deles não descorrendo sobre eles e sim sobre a peça-musical que assisti ontem.

Tom e Vinicius, o musical, surgiu da enorme vontade de Marcelo Serrado em levar aos palcos um pouco da brilhante parceria do maestro com o poeta. O resultado deste grande trabalho, em cena, nas pesquisas, na interpretação musical e teatral, não deixa a desejar em nada. O musical é incrível, emocionante e faz com que todo o palco cantarole baixinho toda vez que alguma musica começa.

É, a cantoria da platéia começa tímida. Como quem não quer incomodar seu vizinho do lado, de cima ou de trás. Mas, é impossível não cantar forte, com arrepio e (quem sabe) lágrimas nos olhos quando aquela musica favorita começa.

Como o repertório de Tom e Vinicius é extenso, a minha favorita pode não ser a mesma favorita do vizinho da frente. E se um começa a cantar, todos se sentem no direito e dever de acompanhar. É lindo!

As interpretações de Marcelo Serrado como Tom, e Thelmo Fernandes como Vinicus, são excelentes e nos dão a ingênua sensação de termos nos tornado mais íntimos dos verdadeiros Tom e Vinicius depois da sessão.

A intimidade com Tom e Vinicius pode ser, realmente, ingênua posto que não podemos voltar no tempo.
Mas, a emoção de ouvir aquelas músicas (tocadas e cantadas ao vivo) e descobrir a familiaridade de uma amizade que ia além da sintonia musical e poética; é real.

Se a gente se universaliza quando fala do que é brasileiro, como dizia o Tom...
Ontem, o público se universalizou cantando bossa nova.

7 comentários:

  1. nossa, que delícia entrar aqui e encontrar três lindos post que ainda não tinham sido lidos! estava com saudade, elie!
    a-m-e-i cada um.
    o do tom e vinícius me relembrou os momentos tão gostosos do espetáculo que assistimos.
    o post do filme Julie e Julia me deu aquela vontade de sair correndo para assistir o filme.
    e o das promessas, me fez lembrar que prometi ser ainda mais companheira da minha família no ano que passou. e essa promessa eu não vou deixar de prometer para 2010.
    prometo!

    haha

    ResponderExcluir
  2. Não quero ir ao teatro mais,pelo menos este ano!(Para não apagar aquela visão e aquelas musicas tão bem interprtadas).Que otima oportunidade tivemos;como vc mesma disse ficamos mais intimos DELES!
    Teve uma pessoa ao meu lado que chorou do começo ao fim...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Elisinha!!
    Lindo a forma que vc escreve!! Não é pq sou seu irmão de gyn, mas pq está muito descontraído e bacana!!
    Eu quero muito ver esse musical!! O mais rápido possível!!
    Acabou que li umas matérias que tinha perdido e adorei todas!!
    Parabéns!
    Bjos
    Victor

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu estava louca pra ver essa peça... MAs novamente perdi a oportunidade... Tinha o casamento de uma grande amiga de infancia num dia e no outro nao tinha com quem deixar meu pequeno que estava começando a ficar dodói... Mas ler seu post me fez imaginar o qto o espetáculo foi gostoso... bom fica pra proxima... nao tenho tido tempo pra nada... e as vezes qdo tenho tempo, nao tenho animo... Mas, acho que tudo isso vai passar e logo poderei vivenciar um tiquinho de todas essas delicias que vc vem postando!!
    Bjs e parabens pelo BLOG!!

    ResponderExcluir
  5. Vc só arrasaaaa!!
    Encantada!!
    Bjos cheio de saudades
    Nanda.

    ResponderExcluir
  6. Huuum...
    O Tom Jobim está um gatinho nessa foto!!
    heheheh
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gente, ela é minha primaaaaaaa!!!
    "E por falar em saudade..." saudade de vc!
    "E por falar em beleza...", lindo o jeito que vc escreve!
    "Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim"

    ResponderExcluir