sábado, novembro 28, 2009

bon appétit


É verdade que quanto maior a expectativa, maior pode ser a decepção.
Ainda bem que desta vez a minha expectativa foi na medida certa!
Há alguns meses tinha lido sobre a estréia do filme Julie & Julia, que encantou o público pelo mundo afora, e estava louca para conferir.
Pois bem, ontem reservei a noite para filme delicioso...

Julie e Julia são encantadoras. Além de serem duas mulheres comuns, funcionárias comuns, com maridos ímpares (porque eles são fofos, companheiros e muito apaixonados... isso bem que pode vir de brinde em qualquer casamento, certo?); elas têm uma paixão em comum: a cozinha.

E através da cozinha Julie, que vive no nosso tempo, está prestes a fazer 30 anos e ainda não descobriu para que veio ao mundo; encontra Julia, ícone da desmistificação da cozinha francesa para as americanas.

No quesito cinematográfico, se assim podemos dizer, Meryl Streep dá um show de interpretação no papel da fofa Julia e Amy Adams, que eu adoro desde que a conheci no filme Junebug, interpreta a Julie. Juntas elas nos envolvem em uma história super gostosa.

No quesito gastronômico, alguns podem sair do filme achando que poderiam fazer qualquer um dos pratos que fazem por lá. Mas, não se iludam! Até cortar cebolas em mirepoix (lê-se cortes irregulares com 1.5 cm de lado) pode ser uma tarefa nada fácil.

No quesito emocional, acho que todas as mulheres na faixa dos 25 a 30 podem acabar se identificando com a Julie, como eu. Simples assim: estamos em constante questionamento do que queremos da vida e do que a vida quer de nós.

E como a Julie acabei até me aventurando pela área da gastronomia...
Mas, diferente dela, descobri que sou ótima degustadora, apreciadora da arte da gastronomia e um zero a esquerda na arte de fazê-la!!

Depois de algumas experiências quase científicas na cozinha, frangos destrinchados e um corte no dedo seguido de um leve desmaio, eu superei esta idéia louca de me tornar uma chef e hoje voltei para o meu lugar: o de fazer um "huuumm" sempre que levo um bom garfo à boca.

Ainda não fui atrás de novas aventuras. Acho que uma aventura por ano que renda boas histórias já é o suficiente!

Coincidência ou não, acabei encontrando um refúgio no meu blog, onde posso escrever e dividir idéias, novidades, sentimentos e opiniões sobre qualquer coisa (de preferência agradáveis!). Assim como a Julie, que através do seu blog conseguiu dar formato e vida à sua aventura especial pela culinária.

Bon appétit!


6 comentários:

  1. êêê, amiga! sumiu, hein???

    Até tô afim de ver esse filme, mas tenho PREGUIÇA-MÓR da Amy Adams.Acho ela sem-sal, sem-graça, sem-tchan, sem-nada ! hahahahhaa!

    mas verei sim... pela Meryl Streep.

    E por falar em gastronomia e culinária, dou GRAÇAS A DEUS de não ter entrado no curso com você. Acho que eu estaria lá até hoje, penando sozinha, depois de você ter abandonado o curso! HAHAHAHAHHHAH!

    beijos, amiga ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei, Elisita!
    E a companhia inesperada foi o máximo!
    Melhorou meu dia 100%!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. quem sabe, no meu futuro de universitaria nao poderei contribuir para que esse seu HUUUM a cada garfada se torne ainda mais esperado e gostoso.. é, quem sabe!

    só falta eu passar na UNB, e depois disso poderei me dedicar á coisa mais agradavel do mundo: aulas de culinaria.

    c'est bon!

    ResponderExcluir
  4. Elisa,
    parabéns pelo blog! Adorei o post sobre o filme, estou doida pra ver!
    Te mandei um email hoje, sobre uma Patisserie que eu descobri aqui em SP. Acho que você vai gostar!
    Ficarei aguardando o próximo post!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para assistir esse filme... Juntam 2 de minhas maiores paixões... o cinema e a gastronomia... Não há nada mais gratificante que fazer algo para ser deliciado pelos demais... algo simples ou requintado que seja capaz de despertar algum tipo de bom sentimento, de satisfação, de alegria... Eu amo cozinhar apesar de não fazer nada de extraordinário... Mas acho que faço com tanto carinho que acaba agradando...

    Agora depois desse post com certeza irei me organizar para colocar esse filme na minha listinha de prioridades...

    Elisa qdo quiser provar algum de meus pratinhos é só falar!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Elisa,
    amei o texto sobre Paris. Realmente a cidade é lindíssima! O nosso Rio de Janeiro também é ma-ra-vi-lho-so! Pena que tão violento...
    Quero ver se consigo acessar seu blog com mais frequência, pois sempre me encanto com suas colocações.
    Um beijo, querida! Cristina Silvestre

    ResponderExcluir