quinta-feira, outubro 08, 2009

bande à part



Já que o mês de outubro teve sua estréia com o cinema francês, vou fazer o "esforço" de dedicar o mês inteiro à França.

Nada mais justo, em se tratando do "Ano da França no Brasil". Assuntos não vão faltar: cultura, joie de vivre, lingua, ícones, música, cinema entre outros podem ser muito bem explorados.

E por falar em cinema, a Nouvelle Vague parece me perseguir nos utlimos dias...Hoje saiu uma pequena matéria no jornal (no caderno Cultura e Diversão) sobre a Nouvelle Vague, quelle coincidence! Oui, oui!

Tudo porque o Canal Brasil também prestará homenagem ao cinema francês: todas as sextas-feiras serão exibidos filmes clássicos da Nouvelle Vague até dia 1°de janeiro. Bacana para quem quer começar a apreciar o cinéma d'auteur!

As exibições acontecerão à 0h45 das sextas-feiras e terão reprises no sábado seguinte às 18hs e domingo às 7h30. Ainda bem! Porque para quem trabalha duro a semana inteira, fica difícil se concentrar em filmes tão densos depois da meia-noite (bom.. digo por mim, que morro de sono!)

Quem não quiser se aventurar pelo cinema e ainda assim quiser ficar por dentro do universo Nouvelle Vague, ou melhor pela onda nova... Pode pegar um atalho na música, com a banda que leva o mesmo nome do movimento: Nouvelle Vague.

Em primeiro lugar, espero que não se cansem de tantos Nouvelle Vagues... Mas, é como falar sobre bossa nova e não repetir a bossa nova quinhentas vezes! Porque o próprio nome vem carregado de significados.

Mas, voltando à música.... Nouvelle Vague é um projeto musical concebido por dois caras (Marc Collin e Olivier Libaux) que inspirados pelo movimento do cinema francês da década de 60 criam e recriam músicas dos anos 70 e 80.

Eles não cantam e para isso têm um grupo de estrelas, ainda não descobertas, que dão bossa às novas interpretações. Ahn? Bossa? Calma! Eu não estou louca... O grupo é tão legal que resolveu juntar a filosofia francesa com a bossa brasileira...

Segundo o próprio Collin, a intenção de juntar grandes cantoras iniciantes à novos arranjos é levar algo novo e fresco ao público (isso te lembra algo?)

Não satisfeitos com o nome do grupo, deram o título de "Bande à part" ao segundo cd, de 2006, mesmo título de um dos filmes de Godard

Voilà! Músicas deliciosas para ouvir a qualquer hora, em qualquer lugar.

2 comentários: